“Morangojé” – Já ouviu falar?!

2519

Quem disse que a Festa do Morango de Brasília não tem uma inspiração na Bahia!?!?

Se na abertura da 22ª Festa do Morango de Brasília – 2017 não teve axé para o público que fissurado num show da baianidade brasileira; a cultura baiana falou mais alto, pelo menos nas receitas participantes do Concurso da fruta mais gostosa dessa estação.

Pois é isso mesmo! Um “Morangojé” – Acarajé com recheio de morango – criação exótica vence o Concurso de receitas com morango lá na FMB2017.

Essa criação inusitada, original e muito saborosa: o “morangojé” — acarajé recheado de morango e camarão — foi a receita (e o prato) vencedor  do 13º Concurso de Receitas com Morango no último domingo (3), durante a Festa do Morango de Brasília.

O criativo grupo que decidiu fazer essa experiência (e que deu certo, principalmente no sabor) foi formado pelos participantes do concurso promovido pela EMATER – escritório regional de Brazlândia, uma das parceiras na realização da festa mais gostosa e Brasília -, e deu muito o que falar, depois de degustado pelo público presente no concurso.

As participantes, Lindaura Carvalho da Silva, Eliza Dourado dos Santos e Rosa Oliveira, moradoras do núcleo rural Chapadinha, ficaram com o primeiro lugar do concurso de receitas do evento, com o excêntrico – e gostoso – “morangojé”.

Desde sua primeira edição, em 2004, objetivo do concurso é divulgar o cultivo do morango, incentivar o consumo pela população e estimular a criatividade dos moradores da área rural. No decorrer desses anos, os participantes vêm criando novas receitas, sempre originais, inusitadas e saborosas , como o “morangojé”.

Antes da final do concurso, os pratos (e suas respectivas receitas) foram preparados nos dias 22 e 24 de agosto, na cozinha do curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Estudantes e professores fazem a avaliação, analisando criatividade, originalidade, higiene no preparo, apresentação e sabor.

A premiação da receita vencedora ocorreu no auditório da Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (ARCAG) sede da Festa do Morango de Brasilia. Após a premiação, o público pôde degustar os cinco pratos concorrentes. Além da acarajé, foram apresentados um rocambole de carne, uma torta de chocolate, uma torta cupcake e um manjar. Todos levam em suas receitas a fruta mais gostosa do ano, o morango.

Se você ainda não experimentou o “morangojé” e quer, pode fazer ai em sua casa. Veja a receita aqui:

Morangojé

Ingredientes

GELÉIA

3 kg de morangos

1 ½ kg de rapadura

1 colher de sopa de suco de limão

RECHEIO

1 kg de morango (não muito maduro)

2 tomates

1 xícara de cebolinha cortada

½ kg de frango desfiado ou camarão

1 colher de noz moscada

ACARAJÉ

1 kg de feijão branco

pimenta a gosto

1 litro de óleo de dendê

½ colher de chá de sal

MOLHO

1 lata de creme de leite

2 colheres de azeite

10 morangos maduros

1 colher de sopa de mel

 

Modo de preparo

GELÉIA

Higienize o morango, tirando o talo e lavando bem. Em seguida, coloque em uma panela para cozinhar. Em outra panela, derreta a rapadura, formando uma calda grossa e despeje sobre o morango mexendo até formar uma geléia. Por último coloque o limão e mexa até soltar da panela.

RECHEIO

Corte o morango em pedaços pequenos. Em seguida, acrescente a cebolinha cortada e os talos também cortados em cubo. Sal a gosto.

ACARAJÉ

Deixe o feijão de molho por 4 horas. Após esse tempo esfregue o feijão entre as mãos para que saia toda a casca. Em seguida, bata no liquidificador até formar uma massa homogênea. Com uma colher de pau tire porções e frite no óleo bem quente (podendo ser assado). Antes de fritar, caso deseje, acrescente uma pitada de sal. Em seguida, retire do óleo, coloque em papel toalha para escorrer, abra e recheie com o molho. Antes do molho passe geléia no acarajé.

MOLHO

Coloque o creme, o azeite, o morango e o mel no liquidificador e bater por 30 segundos. Pode-se separar em 2 partes para acrescentar pimenta em das partes.